Já pensou em mudar o mundo? A ONU em suas conferências e encontros estabelece um conjunto de oito macro objetivos a serem atingidos pelos países num determinado período de tempo. E se esses 8 jeitos de mudar o mundo pudéssemos trazer para o dia a dia dos produtos?
Nossa Analista de Negócios do LAB, Kelly Renata Vinco Barbosa, fez um conteúdo fantástico: “8JEITOS DE MUDAR O MUNDO DE PRODUTO”, um resumo criativo com dicas baseadas nos seus estudos e vivências na área, fazendo referência aos 8 jeitos de mudar o mundo estabelecidos pela ONU no ano de 2000. Confira a seguir:
1) Erradicar o extremo medo de errar
Erre rápido. É normal encontrar alguns obstáculos pelo caminho ao criar algo inovador e, tudo bem sentir medo, é assim com todo mundo. Mas o excesso dele limita a criatividade. Tenha em mente que errar faz parte do processo de aprendizagem e evolução – sua e do produto.
2) Atingir o aprendizado ao longo da vida
O aprendizado não tem data para acabar. É mais que necessário adotar uma postura aberta ao conhecimento contínuo diante do dinamismo e ritmo intenso das transformações da área e do mundo. Lifelong learning!
3) Promover o uso consciente de métricas
Existem inúmeras formas de medir a qualidade do produto e a produtividade do time. Mas a única certeza é que, para gerenciar, é preciso medir. Então busque os melhores indicadores no seu cenário para trazer soluções que proporcionem impactos reais. E fuja das métricas de vaidade!
4) Reduzir a falta de senso do produto
O senso de produto é uma das habilidades mais importantes que pode – e deve, ser desenvolvida. É mais que entender os objetivos do produto, do negócio e do usuário. É uma combinação de empatia e criatividade. Empatia para notar sutilezas e criatividade para apresentar soluções não óbvias. Isso demanda muita prática e constância. Não desista!
5) Melhorar a comunicação
É fundamental investir na estratégia de comunicação. Se o emissor é responsável por passar a mensagem de maneira clara e objetiva, considerando o repertório do receptor, então foque no que é realmente importante, faça os ajustes pertinentes ao público-alvo e pondere a frequência.
6) Combater bugs e débitos técnicos
“Ninguém na breve história da computação jamais escreveu um software perfeito” (…), mas é importante lembrar que bugs envolvem tempo, esforço e dinheiro. Sendo assim, ao identificar erros, investigue a causa raiz para minimizar erros futuros e invista em atitudes e ferramentas de qualidade. Isso realmente impacta o produto e o trabalho diário.
7) Garantir a escalabilidade
É muito importante entender a necessidade de validar uma ideia antes de investir muito dinheiro nela. Concentre seu esforço em construir a versão mais enxuta possível do produto, usando o mínimo de recursos, mas que seja capaz de entregar a principal proposta de valor da ideia. Defina o que é um resultado bom ou ruim e como irá medi-lo. A partir disso, seja criativo e inovador para repetir cada etapa desse processo de validação em busca da expansão e melhoria contínua.
8) Estabelecer parceria com a comunidade
Isso aqui esquece, né?! Está falando da ELITE! Afinal, em uma área com tantas incertezas, é gostoso demais sentir que não se está só. Compartilhar vagas, ferramentas, conhecimento, promoções de cursos e certificações, dúvidas, medos e até desabafos, fortalecem a conexão emocional, a influência e o senso de pertencimento.