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GRC: o que é, importância e como implementar na sua empresa

Implementar uma estratégia eficiente de GRC reduz riscos, otimiza a governança e garante a conformidade da sua empresa em um mundo cada vez mais digitalizado e acelerado.

As empresas passaram por grandes transformações tecnológicas ao longo das últimas décadas. Vivenciamos uma digitalização de processos e a grande disseminação de tecnologias para gestão e monitoramento, o que trouxe uma nova dinâmica de análise de riscos para os negócios. É nesse contexto que a sigla GRC (Governança, Riscos e Conformidade) se disseminou no ambiente corporativo.

O GRC se tornou um pilar importante para que as organizações atuais consigam operar de maneira estratégica e inteligente, alinhando suas operações às boas práticas de segurança, éticas e de alta performance. Estamos falando de processos comuns há décadas, caso da manutenção industrial, e de preocupações mais atuais, como a cibersegurança e a proteção de dados corporativos e de clientes.

Estas alterações na dinâmica de operação corporativa fizeram com que a atenção aos três pilares do GRC se ampliasse. Este tema e suas ramificações serão aprofundados na sequência deste artigo.

GRC: uma estratégia essencial no mundo moderno

A digitalização de dados fez com que o mundo ficasse mais ágil e com mais controle sobre as informações – afinal de contas, é possível monitorar e acompanhar os processos com muito mais eficiência. Do marketing à operação fabril, é possível saber exatamente os resultados de campanhas e fluxos operacionais, trazendo novas perspectivas para uma tomada de decisão mais eficiente.

Tecnologias com o Big Data permitem coletar, filtrar e analisar grandes volumes de dados para obter insights. A Internet das Coisas proporciona uma visão clara sobre a operação de cada dispositivo, tornando as fábricas mais inteligentes e eficientes. E a inteligência artificial abre a possibilidade de analisar os dados históricos e operacionais para melhorar a previsibilidade e simular cenários.

Ao mesmo tempo em que essas tecnologias criam oportunidades para os negócios, elas trazem simultaneamente uma nova perspectiva sobre governança, riscos e conformidade, inclusive nos aspectos de regulação e controle por parte do governo.

O que é GRC (governança, risco e compliance)?

É neste contexto que o GRC se tornou uma estratégia essencial no mundo atual, visando integrar governança, gestão de riscos e a busca pela conformidade. Mas o que significa cada uma dessas letras?

  • Governança – Envolve a estruturação de processos e diretrizes para assegurar a gestão eficiente da empresa;

  • Gestão de riscos – Identifica, avalia e mitiga ameaças que podem impactar as operações, sejam operacionais, de compliance, financeiras e reputacionais. E, com a digitalização de dados, aumenta-se a preocupação também sob a gestão de dados, com o surgimento de leis específicas, como a LGPD;

  • Conformidade – Garante o cumprimento de normas e de regulamentações aplicáveis de forma ampla e dentro do setor de operação de cada negócio

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Qual a importância do GRC para as empresas?

Quando se foca em implantar e fazer uma gestão eficiente de GRC, as organizações conseguem obter vários benefícios. Entre eles, destacam-se:

  • Redução de riscos corporativos– O foco é antecipar e mitigar ameaças, protegendo a empresa contra fraudes, falhas operacionais e crises reputacionais.

  • Mais segurança e conformidade – Assegura a aderência às regulamentações, como a LGPD e as Normas ISO, que estabelecem diretrizes e padrões em diversas frentes;

  • Otimização da governança corporativa – Por mais eficiente que seja a gestão de riscos e os processos de conformidade, qualquer empresa está sujeita a erros. Neste caso, o foco do GRC é evitar problemas, mas, se eles acontecerem, planejar planos de contingência;

Neste universo digital e automatizado, o GRC se torna mais efetivo e estratégico nas empresas quando acompanhado de tecnologias específicas para a sua gestão. Esta abordagem – suportada por ferramentas especializadas – automatiza processos, reduz custos e aumenta a produtividade de forma inteligente.

Isto ocorre em um cenário no qual as empresas cumprem mais requisitos regulatórios – e o poder público aumentou sua capacidade de monitoramento – e há uma preocupação mais elevada com a privacidade e proteção de dados, além das incertezas do cenário moderno de negócios, repleto de disrupções e desafios.

Como implementar um programa de GRC?

Esta é uma dificuldade que muitas organizações encaram no mundo moderno. Sabe-se da preocupação e da necessidade de investir em mecanismos voltados à gestão de riscos, governança e conformidade, mas, por outro lado, existem limitações de conhecimento e do caminho a ser seguido.

Neste cenário, segue, abaixo, um passo a passo para dar início à estrutura de GRC:

  1. Defina uma estratégia clara – Alinhe objetivos de governança, riscos e conformidade à estratégia empresarial. O passo inicial envolve listar todos os riscos e estabelecer as principais prioridades. Cada companhia tem suas características e processos, levando em consideração seu segmento de atuação, seus processos internos e as normas do segmento.

  1. Invista em tecnologia – Conforme mencionamos no início do artigo, a tecnologia e os processos digitais transformaram a rotina das empresas. É por esse motivo que adotar softwares especializados para monitoramento de riscos e conformidade é essencial, entendendo o que deve ser acompanhado e de que maneira.

  1. Capacite colaboradores – Promova treinamentos contínuos sobre boas práticas de GRC. Nesse contexto, destaca-se a necessidade de que as lideranças se engajem na compreensão das questões relacionadas ao risco, criando uma cultura de prevenção.

  1. Monitore e audite – Realizar revisões periódicas para avaliar a eficácia das políticas implementadas é importante. Isto faz com que os times entendam os impactos do GRC em seu trabalho e o que pode ser feito para aprimorá-lo.

  1. Estabeleça um responsável – Por envolver a empresa de forma total, os executivos e gestores de cada área estão relacionados ao GRC. No entanto, um departamento específico que atue de forma coordenada com cada setor auxilia a garantir a eficiência e a sustentabilidade.

Implementar um programa de GRC é fundamental sob a ótica gerencial e para mitigar riscos, mas também reputacional. Afinal de contas, no mundo digitalizado, as informações também correm mais rápido, o que exige um cuidado adicional com a forma como a empresa é enxergada por clientes, fornecedores e parceiros comerciais, podendo gerar consequências mais severas do que multas ou problemas financeiros.

É por isso que ele precisa, necessariamente, envolver os altos executivos, de forma coordenada com os departamentos jurídico, financeiro, RH e TI. É uma estratégia que deve ser administrada de maneira proativa e integrada.

Conclusão

O GRC é uma abordagem essencial para garantir a sustentabilidade e o crescimento das organizações no cenário atual. Com o uso de tecnologia, boas práticas de gestão de riscos e uma governança estruturada, é possível fortalecer a segurança corporativa e a conformidade regulatória, garantindo um futuro mais seguro e eficiente para os negócios.

Mais do que isso: a evolução de GRC faz com que a área ganhe maturidade e, a partir disso, a mitigação de risco não só reduz as ameaças como gera economia e produtividade. Trata-se, portanto, de um processo de aprendizado contínuo, que pode ser aprimorado com a tecnologia ideal, como as soluções integradas de segurança da Senior.

Crédito: Senior.com.br  

Postado em
19/3/2025
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