O RH tem se tornado cada vez mais um parceiro estratégico no sucesso das organizações. Se antes sua atuação se limitava a atividades operacionais, hoje em dia, o RH está desempenhando um papel crucial na tomada de decisões e na definição de metas e objetivos.
A transformação digital não só trouxe novas tecnologias e ferramentas para o mundo dos negócios, mas também promoveu uma mudança significativa no comportamento das pessoas dentro das empresas. Afetou todos os aspectos do ambiente de trabalho, desde a forma como as equipes se comunicam e colaboram até como definem estratégias.
Os modelos de gestão estão em constante evolução e cada vez mais rápidos. Nas décadas de 50 e 80, por exemplo, eram altamente focados na eficiência operacional, lucro e em um estilo de comando e controle. Com o tempo, houve uma evolução em direção a uma gestão mais colaborativa, voltada para a equipe, propósito, confiança, responsabilidade e produtividade.
As pessoas que fazem parte dos negócios ganharam maior relevância e prioridade. Essa mudança tem se intensificado nos últimos anos, resultando em uma grande transformação das necessidades das pessoas em seu ambiente de trabalho.
O RH Não Estratégico é aquele que, como o próprio nome já explica, não consegue atuar pensando estrategicamente nas suas entregas.
É um RH com dificuldades para inovar, automatizar processos ou com atrasos para a transformação digital na gestão de pessoas. Constantemente, justifica suas escolhas no “faço como faço, pois sempre foi feito desta forma”.
Sua maneira de pensar é sempre voltada ao presente, com ações para o atual momento da empresa, não a longo prazo: Contrata para o agora, executa para o agora e desenvolve para o agora.
Por não se planejar para melhorias, também não apura números e dados e, por isso, tem dificuldade de identificar novas oportunidades em sua operação.
Seu envolvimento com as definições e objetivos do negócio é tão baixo, que seu impacto na receita é de -5%.
O RH Quase Estratégico é aquele que está começando a pensar no futuro e na transformação digital, porém ainda não tem as ferramentas certas à sua disposição.
Ele já pensa e age com o objetivo de levar a empresa a um novo patamar e faz as seguintes perguntas, constantemente: Quais são os recursos e pessoas que vão me ajudar a ser o RH estratégico, que impulsiona o meu negócio?
Seu desafio está, geralmente, na cultura organizacional e mindset interno, pois o negócio ainda o enxerga o RH como uma área não estratégica. Por isso, seu impacto na receitada empresa é de apenas 2%.
Por último, temos o RH estratégico. Este, por outro lado, entende “estratégia” como palavra-chave para alcançar melhores resultados e atua junto da empresa no planejamento estratégico, decidindo o que o negócio será e fará.
Ao contrário dos demais, esse tipo de RH se atenta a práticas aliadas aos dados e indicadores e à Inteligência Artificial para a gestão de pessoas, usando a tecnologia como uma aliada.
Entende também que a gestão de pessoas não é só um papel do RH e compartilha as responsabilidades com gestores e líderes, proporcionando insumos e ferramentas para uma atuação assertiva e humana no desenvolvimento de profissionais.
Além disso, o RH Estratégico acompanha as tendências e inovações do mercado, entendendo as boas práticas e vantagens de novas soluções para o negócio, sempre em busca de mais produtividade e melhorias em seus processos e operação.
Possui um impacto de 11% a mais de receita de uma companhia, pois participa ativamente das definições do negócio.
Abaixo, confira algumas das principais vantagens de um RH estratégico para os negócios:
✓ Decisões Data-Driven: O RH estratégico permite que as organizações tomem decisões sobre pessoas embasadas em dados concretos.
Ao coletar e analisar informações relevantes, a empresa pode identificar necessidades, como a atuação frente ao clima organizacional de uma área com baixa produtividade, por exemplo. Isso resulta na tomada de decisão mais concreta e coerente, que impulsiona o crescimento da organização e torna a gestão de pessoas mais assertiva.
✓ Atuação 24×7: De forma estratégica, o RH amplia sua atuação de forma eficaz, seja através da disponibilização de informações e dados para as pessoas gestoras, através de Inteligência Artificial para simplificar demandas ou mobilidade, facilitando o atendimento de solicitações do RH por meio digital e automático, disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana.
Isso não significa que os profissionais vão fazer plantão, ok? Mas, sim, que o RH deve possibilitar outros meios de atendimento aos colaboradores e proporcionar autonomia no acesso e gestão de suas próprias informações, necessidades e jornadas, o que contribui para a satisfação e o engajamento dos colaboradores em um mundo cada vez mais interconectado.
✓ Diminuição do Turnover: O RH estratégico desempenha um papel fundamental na retenção de talentos. Ao adotar abordagens personalizadas para o desenvolvimento e o bem-estar dos colaboradores, a empresa consegue reduzir significativamente a rotatividade de pessoal.
O que fortalece e valoriza os profissionais experientes e engajados em seus cargos e, por sua vez, poupa recursos que seriam investidos na contratação e treinamento de novos colaboradores.