Gestão de Pessoas

Tendências de RH para 2024: Como se preparar para o futuro da Gestão De Pessoas

Não é novidade para ninguém que o mundo do trabalho está em constante mudança, e a área de Recursos Humanos não fica de fora né? As tendências de RH para 2024 refletem esse movimento e estão apontando para um futuro cada vez mais digital, flexível e inclusivo.

 A seguir, vamos analisar as principais tendências de RH para 2024 e como as empresas podem se preparar para elas.

 

1. Avanços no uso da IA no recrutamento e seleção

A Inteligência Artificial (IA) já é uma realidade no recrutamento e seleção, e a tendência é que ela se torne ainda mais importante nos próximos anos. A IA pode ser usada para automatizar tarefas, como triagem de currículos e agendamento de entrevistas, e para avaliar as habilidades e competências dos candidatos.

As empresas que desejam se preparar para essa tendência devem investir em soluções de recrutamento e seleção baseadas em IA. Essas soluções podem ajudar a reduzir o tempo e o custo do processo de recrutamento, além de melhorar a qualidade das contratações.

 

2. People Analytics

People Analytics é a análise de dados para melhorar a gestão de pessoas. Essa tendência está ganhando força nos últimos anos, à medida que as empresas se tornam mais conscientes da importância de coletar e analisar dados sobre seus colaboradores.

Por meio dessa análise é possível entender as necessidades dos colaboradores, identificar áreas de melhoria, otimizar processos, aumentar a atração de talentos, e muito mais! Imagina acompanhar o engajamento dos seus colaboradores, produtividade ou melhor desempenho? Sim, tudo isso (e mais) é possível com o People Analytics.

 

3. Experiência do candidato

A experiência da pessoa candidata é cada vez mais importante para os candidatos a uma vaga. O processo seletivo diferenciado tem que proporcionar uma experiência de recrutamento positiva e envolvente.

Aqui na WeDo nosso processo seletivo é feito de forma totalmente humanizada, recrutamento transparente e eficiente, com uma comunicação clara e priorizando sempre o bem-estar dos candidatos.

 

Nossa Recruiter, Waleska, conta um pouco de como o processo humanizado faz diferença:

Um processo seletivo humanizado é fundamental para criar uma experiência positiva tanto para os candidatos quanto para a empresa. Ele se destaca por colocar o ser humano no centro do processo de recrutamento e seleção, considerando não apenas as habilidades técnicas, mas também as características emocionais e sociais dos candidatos. 
Um dos nossos pilares é o de PESSOAS e não poderíamos deixar de demostrar a importância delas em nosso dia a dia. Dessa forma, atraímos talentos que se identificam com os valores e a cultura da WeDo.

4. Modelo Híbrido

O modelo híbrido, que combina o trabalho remoto com o trabalho presencial, deve se consolidar como uma tendência nos próximos anos. Após a pandemia, na WeDo entendemos que era tempo de nos adaptar a essa mudança, e adotamos uma cultura organizacional que apoia o trabalho híbrido. Isso inclui oferecer aos colaboradores as ferramentas e recursos necessários para trabalhar remotamente, bem como criar uma cultura de confiança e autonomia.

5. Prioridade ao bem-estar dos colaboradores

O bem-estar dos colaboradores é uma preocupação cada vez maior das empresas. Para criar um ambiente de trabalho saudável e produtivo, é preciso investir em programas e iniciativas que promovam o bem-estar físico, mental e emocional dos colaboradores. Isso pode ser feito através de benefícios como seguro saúde, programas de bem-estar emocional, entre outros.

Aqui na WeDo temos a Affetic, programas de bem-estar emocional que estão comprometidas em criar um ambiente de cuidado, oferecendo apoio e atenção para os momentos mais importantes da vida humana, em paralelo com dados profissionais, possibilitando que o RH acompanhe seus colaboradores de forma individualizada, promovendo cuidados personalizados.

6. Atenção às novas gerações

As novas gerações, como a Geração Z e a Geração Alpha, têm necessidades e expectativas diferentes das gerações anteriores. É preciso se adaptar às suas necessidades para atrair e reter esses talentos das gerações recentes.

Isso pode ser feito através de políticas e práticas de trabalho mais flexíveis, de oportunidades de desenvolvimento profissional e de uma cultura organizacional que valorize a diversidade e a inclusão.

Bom, está claro então que teremos muitas tendências para o ano de 2024, e que sim, teremos que nos adaptar à elas buscando cada vez mais melhorar não só a receita da empresa, mas acima de tudo, os colaboradores.

Postado em
4/1/2024
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